terça-feira, 22 de setembro de 2009

SÓ VAMPIROS NÃO APARECEM NO ESPELHO


“O corpo não é mais do que um meio de tornar-se temporariamente visível. Todo nascimento é uma aparição”. (Amado Nervo, 1870-1919, poeta, novelista e ensaísta mexicano)
Já pensou se não tivéssemos corpo? Não poderíamos nos ver, falar, tocar, locomover. O corpo é a parte de nós que permite que nos relacionemos com o meio ambiente. Minha alma e meu espírito precisam desse corpo natural enquanto vivemos na natureza. No mundo sobrenatural teremos um outro tipo de corpo.
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15:51-52)
Enquanto isso ...
Outro dia eu vi em uma partida de futebol uma cena, muito comum por sinal, que me perturbou. Um jogador se machucou seriamente e alguém colocou aquele “spray milagroso”, anestésico; o atleta se levantou e, continuou jogando! Imagine o prejuízo físico que isso causa. Se não pode imaginar, veja o caso de Bob Gross, jogador de basquete da NBA, que se contundiu, sentia dores que são o alarme de que há algo errado, por obstinação continuou jogando, eliminando a dor com remédios, o que lhe prejudicou tanto que deu um fim na sua carreira, que tinha tudo para deslanchar.
Os atletas passam a vida levando seus corpos para muito além dos seus limites só para mostrar do que são capazes. Seu desempenho físico, para muitos, determina seu valor como pessoa. O corpo é nosso instrumento para nos tornar visíveis, só isso. Não é para ser o que nos valoriza, realiza e nos faz importantes.
Os atletas pensam que o que eles conseguem fazer com seus corpos é que determina quem são. E para serem “alguém”, acabam com o corpo. É incoerente, não é mesmo?
O que você tem feito com o seu próprio corpo?
Paulo sabia o que devia fazer com o dele: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1 Coríntios 9:27)
E é o mesmo Paulo que, com autoridade, nos exorta: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1)
PARA REFLETIR:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:12-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário