segunda-feira, 21 de setembro de 2009

VOCÊ PENSA QUE PENSA


Estou com 58 anos e é só agora que estou procurando ter idéias próprias. Se é que isso é possível. Somos influenciados no nosso pensar das mais diversas formas.
Começa pela genética. Não sei dizer nem como nem quanto, mas que muito do que pensamos e fazemos é por força dessa herança, eu não tenho dúvidas.
Também pensamos de uma determinada forma e não de outra devido a hábitos herdados dos pais. Por exemplo: um amigo me contou que no carro dele sempre há uma correia dentada de reserva. “Isso eu aprendi com o meu pai”, segredou ele. Esse pensamento previdente é herdado. Não foi idéia do meu amigo, e pode não ter sido do pai dele. Provavelmente veio de alguém que ficou com o carro parado longe do socorro mecânico.
Talvez não seja possível medirmos o quanto das nossas idéias e convicções que pensamos ser nossas nos foram transmitidas por nossos professores no processo de educação formal. E pela educação informal também, como por exemplo, viagens, visitas a museus, etc ...
Podemos adotar uma idéia como nossa só para sermos aceitos em um determinado grupo. Uma moça pode não usar calça comprida para ser aceita na sua Igreja.
Daí podemos avaliar a influência que recebemos da Igreja: pastor, EBD, costumes, boletim.
Somos moldados também por nossos amigos, colegas, vizinhos, parentes, conhecidos.
Também pela mídia: TV, rádio, CD's, INTERNET, propaganda, leituras, filmes.
Uma coisa que nem pensamos é que até a roupa que usamos é determinada pelos estilistas. Eles é que decidem o nosso gosto.
Precisamos de um padrão de pensamento superior e fora do que nos oferece o mundo:
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1-2)
Pense nisso.
PARA REFLETIR:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)
“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;” (Colossenses 3:2)

Um comentário:

  1. Realmente a melhor coisa em se pensar, é nas coisas do Alto.Ciça.

    ResponderExcluir