quinta-feira, 5 de novembro de 2009

QUE DEUS É ESSE QUE NOS VISITA?



O lugar de Deus (se é que podemos falar assim) é além da Eternidade. Ele é o “Pai da Eternidade” (Is. 9:6). Se entendermos “pai” como aquele que gera, então Deus foi quem criou a Eternidade, e portanto, é anterior a ela. Então, note o quanto Ele se auto-limitou: do “seu lugar” se limitou à Eternidade criada; depois à Terra, onde há tempo, matéria e espaço; e ainda se limitou a um corpo humano.
“Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” (Lucas 1:30-31)
Jesus é o Cristo, Deus feito homem!
Por que será que Ele fez isso? Esse questionamento não é novo:
“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?” (Salmos 8:3-4)
Vamos nos ater a refletir sobre a motivação de Deus ao se fazer homem, apenas ao que concerne ao próprio homem, muito embora Deus tenha motivos específicos para a criação da Eternidade, dos Anjos, do Universo, da Natureza, enfim, de tudo.
Deus se fez homem por amor, e é isso que devemos celebrar no Natal!
Eu gosto de receber visitas. Só não gosto quando a pessoa aparece sem avisar. Isso nos pega desprevenidos, às vezes com a casa não preparada e nós desarrumados. De vez em quando dá vontade de não abrir a porta. Deus veio nos visitar e teve o cuidado de anunciar sua vinda. E não é que muitos não O recebem!
O próprio Deus se deu o trabalho e o sacrifício (literalmente) de vir até nós movido por um amor salvífico imensurável! É maravilhoso, não é?
PARA REFLETIR:
“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” (Mateus 1:22-23)

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Sem dúvida estamos diante do maior mistério de todos: a encarnação de Deus no seio de Maria...

    Paz,

    ResponderExcluir