quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A VISITA DO ANJO GABRIEL


Eu tenho fé na existência de anjos. Isso quer dizer que acredito que eles existem embora nunca tenha visto um. Já vi manifestações de demônios, que também são anjos, mas ver, mesmo, nunca vi. E nunca vi manifestações de anjos bons.
Pensando nisso acima, me lembrei da aparição do anjo Gabriel a Maria.
“Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria.” (Lucas 1:26-27 NTLH)
Se a própria Maria me encontrasse por ali depois dessa aparição, eu ficaria meio que com um pé atrás. Sou muito cético com essas coisas. Quantos anos ela devia ter? Uns 15 ou 16? Vendo um anjo que lhe trouxe uma mensagem do próprio Deus? Há 400 anos Deus não mandava mensagens ao povo de Israel, e mandou que um anjo trouxesse uma a uma adolescente. Complicado, né?
O nome Gabriel significa “Homem de Deus”. Será que aquele anjo apareceu na forma humana? Acho que não. Pelo menos não com as asas nas costas como vemos em algumas figuras e quadros. Não lembro se foi Da Vinci ou Michelangelo que observou que um corpo humano, para sustentar os músculos de duas asas daquele tamanho, teria que ter um tórax extremamente avantajado como o dos pássaros.
De qualquer forma, anjos são seres espirituais, e, como já disse, creio na sua existência.
Não sei como reagiria se visse um.
Você crê na existência de anjos?
E se visse um, como reagiria?
PARA REFLETIR:
“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.” (Lucas 1:28-29)

Um comentário:

  1. Há quem diga que anjos e demônios andam numerosamente entre nós, com forma quase humana, mas nós é que não os reconhecemos como tais...
    A palavra anjo significa "mensageiro" e tradicionalmente são apontadas três hierarquias angelicais, cada uma com três coros: serafins, querubins e tronos (vivem em contato direto com Deus); dominações, potestades e virtudes (fazem a intermediação entre Deus e a terceira hierarquia, comunicando sua sabedoria); principados , arcanjos e anjos (lidam mais diretamente com o mundo e as pessoas).
    Interessante que nunca vi um anjo também, mas sinto sua presença frequentemente (talvez essa sensação justifique a crença no "anjo da guarda")...
    A impressão que tenho é que reagiria com felicidade se visse um, pois eles tem a função de comunicar a sabedoria divina (assim como Gabriel fez à Maria)...

    Paz,

    ResponderExcluir