quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UMA VISITA QUE TROUXE MUITA ALEGRIA



Quando entrei no quarto daquela paciente ela estava arrumando as malas para ir embora. Os médicos haviam dado alta para ela ir para casa. Foram quase 60 dias internada. Depois que nos cumprimentamos e ela entusiasticamente me contou que finalmente ia dormir na sua própria cama, aquela jovem senhora compartilhou o seguinte: “Pastor, dá para o senhor imaginar a minha alegria quando o médico veio me visitar e falou que eu podia ir para casa hoje? Eu até chorei”. Realmente, existem visitas que nos trazem muita alegria.
“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7)
Note agora o que disse um anjo que foi visitar alguns pastores que estavam no campo cuidando de suas ovelhas na ocasião do nascimento de Jesus:
“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:8-11)
Intrigante é o fato de que, para alguns, a mensagem da salvação em Cristo não se constitui em boas notícias! Um profeta chamado Simeão alertou sobre isso quando pegou Jesus no colo no dia em que Ele, o Senhor, foi circuncidado. Entre outras coisas ele profetizou: “Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição” (Lucas 2:34)
Qual foi, ou qual é, a sua reação ao saber da notícia da salvação em Cristo?
PARA REFLETIR:
“E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:10-11)

2 comentários:

  1. Caro amigo,

    Tenho para mim que a simplicidade é o segredo da felicidade. O anúncio inicial para os pastores confirma isso. A complexidade aumenta o risco de confusão, de reducionismo, de apego... talvez por isso os de Beréia precisavam examinar tanto as Escrituras...
    Jesus no Natal deve ser recebido primeiro no coração, como os pastores e não no intelecto como os nobres e sábios.

    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão e amigo Venâncio, gostei muito do seu comentário. Não foi por acaso que o anjo contou as Boas Novas (esse é o significado da palavra "Evangelho") aos pastores.
    Abraço.

    ResponderExcluir