sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UMA VISITA QUE CAUSOU MEDO



Acontece comigo de vez em quando e acredito que também com outros pastores evangélicos: se eu chego para uma pessoa, principalmente se for jovem, e falo que preciso falar com ela, não raras vezes a tal pessoa fica amedrontada. Agora imagine se o próprio Deus falasse de uma forma inequívoca para você: “Você é uma pessoa que tem sido o alvo da minha graça, e tem me agradado; por essa razão tenho uma tarefa para você, mas não se preocupe com nada por que Eu estarei ao seu lado”.
Pois foi mais ou menos isso que Ele, Deus, fez com Maria através do anjo Gabriel:
“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.” (Lucas 1:28)
Note que ela ficou com medo:
“Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.” (Lucas 1:29)
Eu ficaria com medo. Não estou me referindo ao fato de um anjo aparecer, mas pelo conteúdo da mensagem que viria a seguir. Você não ficaria?
Fiquei tentando lembrar de quando eu era moleque se tinha medo de ouvir meu pai quando ele vinha falar comigo. Conclui que em algumas circunstâncias sim, como por exemplo quando eu tinha a consciência pesada por ter feito algo errado. Ou então medo de falhar caso ele desse alguma ordem ou coisa para fazer, pois seu lema era “Não quero saber se o pato é macho, eu quero comer ovo”. A educação que meu pai me deu foi muitíssimo boa, mas de vez em quando dava medo.
Mas meu pai não era Deus e nem tinha intenção de ser infalível. Mas Deus é Deus e é infalível.
Agora, pensa comigo na nossa reação ao falar de Deus conosco. É Deus falando! E Deus é tremendo: “Deus é sobremodo tremendo na assembléia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.” (Salmos 89:7) É Deus falando! E Deus é amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 João 4:8)
Por que eu teria medo de ouvir a Deus? Por medo de ouvir o que não quero, pois o que Ele quer pode ser diferente do que quero! Mas atente para esse versículo: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
PARA REFLETIR:
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Acredito que o medo seja um sentimento que associa o desconhecimento do desenlace de uma situação e a dúvida de que ele venha ser ruim, já se há possibilidade de vir a ser bom, o sentimento se transforma em esperança... em ambos persiste a dúvida.
    Se a dúvida é retirada teremos a confiança num final feliz e, por outro lado, o desespero de um acontecimento ruim.
    Ora, é a fé que desfaz as dúvidas e ela vem pela Graça, mas precisa que abramos nossos corações para que ela esteja em nós...
    O exemplo de Maria nos mostra como transformar o medo em confiança através da fé...

    Paz,

    ResponderExcluir