segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UMA VISITA QUE FOI UM SONHO



Via de regra, no Velho Testamento, quando ali é relatado que alguém teve uma visão, a mensagem era para todos, e se fosse um sonho, então a mensagem era particular, para a pessoa que sonhou. Podia até envolver outras pessoas, mas dirigia-se principalmente à pessoa em particular. Com isso em mente, vejamos esses versículos:
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:18-21)
Vamos nos colocar no lugar de José. Enquanto ele pensava em resolver um problema social, terreno, lhe é revelado que vai nascer de Maria, Aquele que vai possibilitar o acesso aos céus a todos os homens, apesar do pecado de todos e de cada um.
Tenho um pequeno presépio que, por sinal já está montado na sala de casa. É pequeno, tem só a Maria que está agachada observando o menino Jesus deitado numa manjedoura, José em pé, e uma pequena armação simbolizando um estábulo. Só. É pequenino meu presépio, mas me faz lembrar e pensar no Natal.
Hoje, por exemplo, peguei o bonequinho que representa José e tentei imaginar o que sentiu aquele homem ao olhar para Jesus e pensar que junto com Maria, era sua responsabilidade “criar o Criador”. Criar que eu digo é cuidar, educar, ensinar a andar, a se alimentar direito, a proteger (lembra que ele levou a família para o Egito?), a ensinar carpintaria, e tudo o mais.
Creio que, o que o sustentou nessa enorme tarefa, foi o aparecimento do anjo em sonho lhe revelando os planos de Deus para ele, José.
Ele sabia que Jesus era (e é) o Salvador do mundo, ele sabia também que aquele bebê era Deus que veio morar conosco.
PARA REFLETIR:
“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” (Mateus 1:22-23)

Um comentário:

  1. Caríssimo Xyko,

    Bela reflexão. Acredito que é isso mesmo que significa em hebraico o nome José, Deus acrescenta, Deus aumenta. Será que mesmo um homem justo teria capacidade de acolher Maria grávida naquela situação? Deus lhe deu esclarecimento, através do anjo, para tornar suportável, através da fé, aquela situação.

    Paz,

    ResponderExcluir