terça-feira, 17 de agosto de 2010

LUZ E TREVAS

Estou aqui na sala que a minha Igreja gentilmente me deixa usar todas as manhãs. Vejo no chão um raio de sol que entra pela vidraça da janela. Na escola aprendi que a luz não é uma onda, pois ela atravessa o vácuo, e também não é uma partícula sólida, pois atravessa o vidro. Então a luz é a luz. Esse raio de sol que vejo ilustra isso perfeitamente.
Podemos definir trevas como a privação ou ausência de luz. Mas há ainda trevas palpáveis:
“Então, disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar. Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias; não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações.” (Êxodo 10:21-23)
Como é, ou foi, isso? Não sei.
Mas o que mais nos interessa agora é o sentido teológico desses termos.
Ao tentar explicar para um homem a diferença entre viver nas “trevas” e viver na “luz”, esse homem argumentou que também havia utilidade nas trevas, e explicou que um ladrão fugindo da polícia à noite, quer mais é um canto escuro para se esconder. Pois é isso mesmo: quem faz coisa errada procura os cantos escuros para se esconder.
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:5-7)
Viver na Luz é andar conforme a vontade de Deus. Viver nas trevas é ser avesso às coisas de Deus; é o lado mau, a situação ou condição contrária a tudo que diz respeito Deus.
Eu já tive a oportunidade de visitar uma casa noturna à noite e depois durante o dia. Se tivesse sido ao contrário, primeiro de dia, com certeza não teria comido nem bebido o que experimentei à noite.
Note essa lição do Senhor Jesus: “Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” (João 11:9-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário