sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A NOVIDADE

Deixe-me falar um pouco sobre a NOVIDADE (Nossas Vidas Damos a Deus). A NOVIDADE foi um grupo que visava evangelizar e discipular jovens aqui em Campinas. Começou na Vila Nova, bairro em que eu e mais os principais líderes do movimento morávamos e depois atingiu pelo menos mais 4 outros bairros. Chegamos a ter mais de 200 participantes ao todo.
Conforme percebíamos que um determinado bairro tinha potencial para formar um grupo, uma dupla dos mais experientes começava um trabalho ali. As reuniões realizavam-se nas casas, nas escolas, associações de bairro e até em lanchonetes. Grupos pequenos que se reuniam duas ou três vezes por semana e eventualmente participavam de um encontro de todos os grupos.
Isso proporcionava mais oportunidades para mais pessoas estarem servindo a Deus, ou dando palestras, ou na área de música, ou nas recreações. A comunhão era muito forte, a participação nas atividades era muito efetiva, amizades se solidificavam muito facilmente e os custos eram pequenos.
A certa altura concluímos, talvez equivocadamente, que só tínhamos duas alternativas para o que fazer com a NOVIDADE: ou a transformávamos em uma nova Igreja ou a fechávamos. Resolvemos fechá-la. As pessoas que nasceram e cresceram espiritualmente ali foram para diversas Igrejas e tornaram-se instrumentos valiosos nas mãos de Deus.
Hoje, muitos anos depois, vejo que vivíamos sem o saber, o que hoje denomina-se “Igreja Emergente”.
Tenho saudades.
“Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.” (Colossenses 4:15)
“Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,” (Filemon 1:1-2)

2 comentários:

  1. Caro Xyko,

    O termo igreja emergente lembrou-me o conceito de "função emergente" que usamos em neurociência: é a função que aparece quando existe "relação" entre os participantes, assim o resultado final é maior que a simples soma das partes. As funções cerebrais, e a própria consciência, tem sido entendidas como função emergente das várias partes do nosso cérebro.
    E assim também acontece conosco em nossas relações com as pessoas, o resultado pode ser "maior que a soma das partes"...


    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Xyko,

    Tenho muuuita saudade dos tempos da Novidade!! Eu era ainda muito jovem pra entender porque a fechamos. Participar das reunioes e atividades era muito divertido, sem falar no alimento espiritual que nos dava. Eu nao queria que fechasse!
    Penso que o pessoal mais velho que fazia parte da lideranca comecou a falar em se casar, e com todas as responsabilidades que isso traria, o grupo Novidade poderia estar a perigo de se fechar de qualquer forma...
    Em todo o caso, a experiencia de ter sido parte desse grupo foi sem duvida crucial para minha conversao e conviccao da salvacao em Jesus.
    Agradeco a Deus por ter me permitido conhecer os membros da Novidade e ter me deixado ser parte desse lindo trabalho que o grupo fez, atingindo tantos jovens naquela epoca, tanto na Vila Nova quanto bairros vizinhos.
    Que Deus continue abencoando cada vida que cruzou no caminho da Novidade e que ela tenho feito diferenca em muitas vidas quanto fez na minha!
    Em Cristo,
    Ivete Carmona Miller

    ResponderExcluir