quarta-feira, 16 de setembro de 2009

VAI ATRÁS PARA VER COMO ACABA


Qual é a principal característica de um bom líder? Pense um pouco antes de continuar a ler.
Muitos líderes trabalham para suas Igrejas, para seus ministérios e quando sobra tempo, servem a Deus. Pode ser até que seja com sinceridade, mas é terrível.
Confesso que quando ocupava a liderança de uma organização de evangelização de jovens chamada NOVIDADE, eu fazia muito isso. Lembro-me de ser muito orgulhoso, arrogante e tratar muitas pessoas com desamor. Eu não tinha a maturidade necessária para liderar. Lembro-me que não me faltaram exortações, o que faltou foi receptividade a elas. Deus, com misericórdia, me impediu de continuar.
Hoje penso bem diferente.
Respondendo à pergunta lá de cima, a principal característica de um bom líder é fazer novos líderes, ou se fazer facilmente substituível.
“E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” (2 Timóteo 2:2)
A obra, porém, é de Deus, não é dos “homens de Deus”. O trabalho dos cristãos é levar as outras pessoas a se relacionarem com Deus, não perpetuar sua obra e sua visão de trabalho. O método de Deus é transformar homens que são usados para transformar outros.
Pastor é diferente de gerente. É claro que há espaço para aquelas pessoas valorosas e muito úteis que administram as coisas da Igreja, mas o pastor deve se dedicar à oração e ao ensino.
“Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” (Atos 6:3-4)
PARA REFLETIR:
“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.” (Hebreus 13:17 NTLH)

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Há algum tempo atrás ouvi uma palestra do psicólogo e antropólogo Roberto Crema, vice-presidente da Unipaz, em que ele dizia que há 3 estágios da liderança:

    - Infância - líder centrado na metodologia, na teoria, na ideologia (auto-centrado, que aparece mais do que todos)

    - Juventude - líder centrado na pessoa, o facilitador do processo (centrado no grupo, aparece junto com os outros)

    - Maturidade - líder centrado no todo, facilitador envolvido com os problemas do grupo e de tudo o mais (holocentrado, o líder não mais aparece...)

    Este último estágio lembra Jesus que saía de fininho após comover e envolver a todos...

    É o grande desafio daqueles que são vocacionados a liderar, sair do centro e deixar a cena...

    Paz,

    ResponderExcluir