sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BEM NO FUNDO DO CORAÇÃO



Deus está sempre diante de nós, mas nem sempre estamos diante d'Ele! Quando eu era estudante, muitas vezes aproveitava meus períodos de férias para fazer algum curso. Fiz, por exemplo, um que ensinava muitas dinâmicas de grupos e como aplicá-las. Isso me foi muito útil no meu trabalho como professor da Escola Bíblica Dominical. O que me inspirava a aproveitar meu tempo assim foi o seguinte.
Acho que a maioria de nós conhece o seguinte versículo: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16:7) Após rejeitar os impressionantes irmãos de Davi, o própria Deus olhou para o coração daquele pequeno pastor de ovelhas e o escolheu para ser rei do povo judeu. E o que será que Deus viu naquele coração?
Gosto de imaginar Davi sozinho no campo cuidando do rebanho de ovelhas da sua família. Durante o dia, enquanto os animais pastavam, aquele moço ruivo devia ficar treinando sua pontaria com a funda. E isso foi fundamental na vitória que Davi teve no seu confronto com o gigante Golias, o enorme guerreiro filisteu.
Durante a noite, enquanto os animais descansavam, imagino também Davi pegando sua harpa, sentando-se diante da fogueira, e louvando a Deus. E isso foi fundamental para desenvolver nele uma habilidade artística que lhe permitiu compor lindos Salmos.
Mas será que foi esse preparo que Deus viu no coração daquele humilde rapaz filho de Jessé que fez com que ele fosse usado de forma tão maravilhosa?
Creio que foi bem mais do que uma pessoa habilitada.
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17)
Creio que Deus viu um coração triste pela situação espiritual própria e dos que o cercavam, e que estava cheio de arrependimento, isto é, houve uma mudança na mente de Davi. Davi estava “quebrado” por dentro. Acredito que é um coração assim que Deus pode moldar e fazê-lo segundo o coração do próprio Deus.
“E, tendo tirado a este (Saul), levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22)
PARA REFLETIR:
“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Marcos 12:30)

2 comentários:

  1. Tenho realmente AMADO O SENHOR DE TODO O MEU CORAÇÃO, e esse amor não é só sentimento, mas atitude, Obediência a Vontade Dele, e tem sido muito bom!!!
    Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Realmente o coração é um órgão muito interessante e com um grande valor simbólico. A maioria das culturas tem o coração como a sede da vida. É o órgão da centralidade e do equilíbrio. A tradição bíblica o coloca como lugar da vida interior ("a boca fala o que o coração está pleno"), da intuição e da sabedoria. Interessante que sabedoria, assim como misericórdia (lat. misere - pobre, sofredor e cordis - coração) são virtudes mais relacionadas ao feminino, enquanto a lógica e a justiça são mais masculinas e relacionadas ao cérebro. E o coração se assemelha com um triângulo virado para baixo, símbolo do feminino, o receptáculo, o vaso que se enche...
    O coração é o local do julgamento mais afetivo, profundo, onde circulam nosso sangue "bom" e nosso sangue "mau", nossa animalidade e nossa humanidade divina... ele é dividido em dois lados, como muito bem mostra a figura acima, nosso lado "direito" (correto) e nosso lado "sinisto" (esquerdo). E esses dois lados nossos "competem" o tempo todo em ciclos de sístoles e diástoles desse maravilhoso órgão.
    Mais interessante ainda é que essa intuitividade profunda representada pelo coração nós dividimos com todos os seres humanos (e até não humanos) e é o que nos faz todos irmãos e iguais... ao contrário da nossa individualidade consciente "localizada" no cérebro, que nos faz indivíduos únicos e diferentes.
    Talvez por isso mesmo nós conseguimos hoje em dia transplantar corações de uma pessoa para outra, o que não dá para fazer com o cérebro... não há transplante de cérebro. Se um dia conseguirmos isso, não será transplante de cérebro, será transplante de corpo...

    Paz,

    ResponderExcluir