terça-feira, 6 de outubro de 2009

TESTEMUNHANDO


Não aprecio quando são promovidos testemunhos de pessoas que quando se converteram deixaram uma vida de pecados como os de ordem sexual, vício em drogas, prostituição, bandidagem e outros mais. Concordo que é uma maravilha saber que Deus tem poder para mudar radicalmente a vida de uma pessoa mas, como aconteceu comigo pode acontecer com outras pessoas, isto é, a mudança social que ocorreu na minha conversão foi muito sutil.
Acredito que mais importante para se destacar de todo o processo de meu encontro com Deus é que eu o estava buscando. O primeiro versículo que me impactou nisso foi o seguinte: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15) Mas eu não queria SÓ mais um amigo. Eu queria Deus.
Aí me caiu nas mãos um estudo bíblico sobre as profecias a respeito do Messias e o seu cumprimento em Jesus. Foi fantástico. Ao fim do estudo só me restaram duas coisas: reconhecer que o Jesus histórico era (e é!) o Cristo e tê-lo como meu Senhor e Salvador.
Só vamos dar uma olhada numa dessas profecias, a que diz respeito ao local de nascimento do Messias, e o cumprimento da mesma no Novo Testamento:
“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2)
“Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.” (Mateus 2:1-6)
PARA REFLETIR:
“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:13-16)

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    É interessante lembrar que de todos os povos da antiguidade o primeiro a escrever a história com cuidado foi o povo judeu. O início das narrações bíblicas remontam 1800 a.C. Só que os judeus escreveram os textos com motivação religiosa, interpretativa. Só muito tempo depois (séc. V a.C.) os gregos começaram a escrever também a história, mas de forma mais descritiva e filosófica, o que valeu para eles o título de "pai da história" para Heródoto. A própria palavra história em grego significa "testemunho". Os judeus viam o desenrolar da história de forma moral, pois acreditavam que nela perpassava um plano divino. O passado prenunciava eventos futuros e orientava as condutas de vida. Essa referência a futuros acontecimentos ou prenúncio de realidades vindouras é conhecido com "profecia". Acredito que não devemos confundir profecia com determinismo, isso vai contra o conceito de liberdade humana, profecia é a “leitura” dos acontecimentos passados e presentes e a “intuição” dos acontecimentos futuros: eu não preciso “ver” o futuro para dizer que se o Corinthians continuar jogando mal como está ele não será campeão brasileiro... por outro lado, se o mesmo Corinthians mudar de atitude e começar a jogar melhor sua chance de ser campeão aumenta muito. Profecia pode ser entendida como a construção do futuro baseada na leitura do passado e do presente. O profeta é aquele que “fala em nome de outro”, fala em nome de Deus (e tem Sua inspiração), tem a visão do todo da realidade passada e presente e como que prediz o futuro...
    O que você acha?

    Paz

    ResponderExcluir