quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A VIDA NA NATUREZA MORTA


Eu gostei muito de um documentário que assisti na “Animal Planet” o qual mostra a aranha armadeira que vive nas dunas do deserto da Namíbia. Essa aranha durante a noite caça normalmente, pois a temperatura nesse período do dia é amena. Mas, quando o sol eleva em muito o calor na areia do deserto, ela cava um buraco, se mete dentro, faz uma camuflagem misturando grãos de areia com sua teia, tampa com isso a entrada da toca e fica lá, fresquinha.
Seu predador natural é uma vespa que encontra o esconderijo da armadeira pelo olfato. Quando acha, cava, ataca a aranha, dá-lhe uma picada que não é mortal mas sim paralisante. Volta a enterrar a aranha ainda viva mas totalmente paralisada, para devorá-la numa outra ocasião. Se a vespa matasse aquele aracnídeo, ele se deterioraria muito rápido com o calor.
Alguém me contou depois que ela deposita no corpo inerte da aranha seus ovos e, quando os mesmos eclodem, as larvas teem ali o seu primeiro alimento garantido.
A aranha tem uma escapatória: se ela cavou seu esconderijo no alto de uma duna, o que nem sempre é possível, ao ser atacada ela se fecha tornando-se uma pequena bola que rola até embaixo. Isso lhe dá, muitas vezes, a chance de se despistar do seu inimigo natural
Estou contando isso porque sempre que vejo a natureza eu “leio” a grande mensagem de Deus ali deixada, a saber, para que haja vida é necessário que haja morte. Até as árvores se alimentam dos nutrientes em que se transformaram as folhas mortas.
Essa lei também é válida no plano espiritual!
“Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.” (2 Coríntios 5:14-15 NTLH)
PARA REFLETIR:
“Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo.” (Romanos 5:10 NTLH)
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” (1 João 3:14)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Acho que já comentei neste blog que acredito que Vida é muito mais que o contrário de morte. O contrário de morte é nascimento, Vida é um fenômeno maravilhoso e misterioso, desencadeado por Deus, um processo inexorável que vem se aprimorando no decorrer da evolução da história do Universo e nós humanos fomos chamados a sermos a "consciência" deste universo em evolução, para que no nosso meio humano, o próprio Deus pudesse se manifestar na pessoa de Jesus...
    Cabe a nós humanos fazermos a "humanidade" sempre digna da manifestação divina...
    Podemos dizer que a partir de Jesus Cristo, o universo tomou consciência de sua dignidade divina através da nossa humanidade.
    Assim podemos realmente "ler" a mensagem de Deus que está presente em toda a natureza, a sua criação.
    É importante fazer a diferenciação do conceito de panenteísmo, Deus presente na natureza, com o conceito de panteísmo, achar que Deus é a natureza. Aceito o conceito panenteísta...
    O que você acha?

    Paz

    ResponderExcluir