quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DEPRESSÃO



Nós estávamos, todos bem arrumadinhos, “embrulhados para presente”, nos dirigindo à chácara onde eu ia celebrar um casamento. Era de tarde. Havia chovido pela manhã e a estrada de terra estava uma lameira só. A certa altura nos deparamos com uma descida bem íngreme, no fim da mesma um atoleiro e depois uma subida também ingreme que terminava em uma árvore plantada à margem da estrada. Minha mulher, a Denise, era quem estava dirigindo nosso carro.
Um amigo que nos acompanhava deu algumas dicas: “Desce sem parar, principalmente na lama acumulada ali naquela depressão, e continua sem parar pelo menos até chegar àquela árvore. Se parar por qualquer motivo na lama, não acelere, não tente sair sozinha pois vai atolar mais ainda. Precisa ter ajuda para sair, algo que possa rebocar o carro”. Apesar de uma ou outra pequena deslizada de lado, a Denise levou direitinho o carro até onde estava a árvore.
Depressão, em termos de topografia, é uma extensão de terreno abaixo do nível do solo que está em volta. Por exemplo, os vales dos rios são depressões do terreno. O trecho que naquele dia superamos era uma pequena depressão.
Depressão também é um abatimento físico, emocional ou moral. E às vezes espiritual.
Esse mal, que já foi chamado de “doença do século”, pode ser descrito como o momento em que a pessoa por algum motivo tem sua vida descendo em um declive, chega na depressão, por alguma inabilidade pára no “atoleiro” (onde muitos detritos se acumulam), tenta sair por esforço próprio, afunda mais ainda, de onde só sairá com ajuda (o reboque).
O próprio Senhor Jesus nos alertou que no mundo teremos aflições, as depressões, que podem nos levar a atolar. O antídoto para isso é a ESPERANÇA (a árvore lá adiante).
“Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,” (Colossenses 1:5)
“Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” (Colossenses 1:23)
“Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;” (Colossenses 1:27)
PARA REFLETIR:
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;” (1 Ts 5:8)

Um comentário:

  1. Conforme nossa relação com o futuro aparece um sentimento:
    Se há dúvidas, mas prevalece que o futuro será bom, nasce a ESPERANÇA, se prevalece a expectativa que o futuro será ruim, aparece o MEDO.
    Se desaparece a dúvida, vem a CONFIANÇA no bom futuro ou o DESESPERO do mau.
    Gosto de pensar que Deus respeita nossa humanidade e integra também nossa dúvida humana com relação ao futuro... é a Fé e a Graça que nos direcionam cada vez mais para a Esperança e a Confiança.

    Paz,

    PS - Seu trabalho no HC tem "sugado" demais sua energia ultimamente, espero que logo você chegue na árvore lá adiante...

    ResponderExcluir