segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MEDO


Enquanto vinha aqui para o escritório eu meditava se tenho algum medo. É que eu tenho uma sobrinha que há algum tempo foi assaltada; na saída de uma reunião de estudo bíblico, à noite, alguns homens lhe apontaram uma arma e levaram o seu carro. Na hora, graças a Deus, ela manteve a calma, mas isso a desestabilizou um pouco.
Logo que cheguei aqui, um amigo me pediu orações pelo filho e família que tiveram sua casa assaltada onde os ladrões também estavam armados. Eles também estão traumatizados.
Medo da violência todos temos, em maior ou menor intensidade, mas o fato é que isso já se generalizou. Porém existem muitos outros medos: de altura, de bichos, do escuro, de perder algo ou alguém, de não ser aceito, de falhar, de passar vergonha, de morrer e, em alguns casos, até de viver. Essa lista não é exaustiva.
Todavia, a fobia que mais me espanta é a de amar! É claro que quando nos lançamos à grande aventura de amar alguém, seja o amor maternal, paternal, filial, espiritual, social, romântico, enfim, qualquer tipo de amor, quando nos lançamos a ele, corremos alguns riscos. Mas se é o verdadeiro amor, o amor que não espera nada em troca, que se dá totalmente, isso não é importante.
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)
Há um medo natural. Por exemplo, se ao caminhar a pé uma pessoa virar em uma esquina e der de frente com um leão vivo e solto, instintivamente vai ter medo. Isso é bom e útil. Mas eu estou me referindo ao medo egoísta, medo de se entregar.
Veja esse versículo: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.” (Colossenses 3:5) Repare que Paulo listou a “avareza” entre as práticas idólatras de cunho sexual! É que podemos ser avarentos até numa relação sexual, querendo somente obter satisfação própria e não dar prazer ao outro. Isso não é amar, é usar o outro, é roubo.
Agora, quem ama não tem medo.
PARA REFLETIR:
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração;” (1 João 3:14-19)

2 comentários:

  1. Como todo mundo tenho medo da situação violenta que anda a sociedade, mas não tenho medo da morte, só penso que é dificil pra quem fica, mas morrer pra mim é lucro!! pois estarei na CASA DO MEU PAI, JUNTO DE DEUS!!!
    Ciça.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho medo de palhaço!!!
    Carol

    ResponderExcluir