sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PENSANDO BEM ...


Gosto quando um determinado versículo ocupa meu refletir por muito tempo, e esse que se segue está desde ontem de manhã em meu pensamento:
“Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.” (João 6:15)
Jesus tinha acabado de fazer o milagre da primeira multiplicação dos pães, uma multidão extasiada de 5.000 homens (fora mulheres e crianças, então deviam ser no mínimo umas 10.000 pessoas!) queria fazê-lo rei, e o que Ele faz? Se retira!
Pensa comigo: eu até entendo que Jesus não quisesse ser feito rei naquele momento, pois Ele sabia que não seria possível estabelecer Seu Reino sem a cruz. Na ocasião da tentação de Jesus, o Diabo tentou isso e não conseguiu (“Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” - Mateus 4:8-10).
Até aqui eu entendo. O que me espanta é Jesus não ter aproveitado a excelente, fantástica e rara oportunidade de, não de se tornar rei, mas de fazer propaganda de seus planos, arrumar aliados, mais seguidores, patrocinadores e, enfim, expandir seus projetos. Ele jogou fora a chance de fazer um enorme sucesso. Pelo contrário, ao invés de aproveitar a popularidade, Ele vai para um monte ficar sozinho.
É óbvio que não dá para entender isso se continuarmos olhando para esse episódio pela perspectiva humana. Pela perspectiva de Deus popularidade não é, necessariamente, característica de uma pessoa bem sucedida.
O sucesso com Deus está intimamente relacionado, não a estarmos no centro dos acontecimentos, mas aos momentos de solitude com o Pai Divino. Repare que o versículo fala que Jesus se dirigiu “novamente” ao monte.
“E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:4)
É necessária uma sintonia muito bem ajustada com a Vontade de Deus.
PARA REFLETIR:
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:2 NTLH)

Um comentário:

  1. "como é bom deixarmos ser transformados e permitir que Deus invada nosso pensamento"!
    Cintia.

    ResponderExcluir