terça-feira, 20 de outubro de 2009

SOZINHO COM DEUS



Você já foi a algum acampamento bíblico, seja de jovens, casais ou de famílias? Nesse fim-de-semana que passou, a Denise e eu trabalhamos em um com os pré-adolescentes da nossa Igreja. Foi fantástico! A molecada aprendeu muito sobre Deus e sobre a Bíblia, brincou, nadou, jogou, enfim, eles aproveitaram muito bem o tempo. E de um retiro espiritual, você já participou de algum? O retiro é diferente do acampamento. Em um acampamento há lazer e sociabilidade (coisas bem valorosas, por sinal), já no retiro busca-se um encontro de comunhão com Deus. Há retiros onde se observa um silêncio absoluto, outros nem tanto, em alguns há palestras, outros só uma orientação para a meditação, mas todos reservam um tempo para a pessoa ficar a sós com Deus.
“Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra.” (Marcos 6:45-47)
Ficar a sós com Deus, são poucos os que priorizam isso. Por que será?
Com isso corremos o risco de, na nossa evangelização, estarmos convidando as pessoas apenas a frequentar a Igreja, e não a ter um relacionamento com Deus. Pregamos a “instituição” (que, embora seja idéia de Deus, é uma ferramenta apenas) em vez de falarmos da existência de Deus, que quer se relacionar amorosamente com cada um de nós.
A adoração coletiva tem que ser um prolongamento da adoração pessoal e particular.
Mas não podemos pregar algo que não experimentamos. E depois de experimentar, não conseguimos parar de pregar. Esses encontros são a maior fonte de prazer que um ser humano pode experimentar. Tem sido assim para mim.
PARA REFLETIR:
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

Um comentário:

  1. Pois é, retiro é sair da rotina, que é fazer sempre a mesma rota, sempre o mesmo caminho... sair da rotina é mudar de caminho, verdadeiro significado de conversão...

    Paz,

    ResponderExcluir