quinta-feira, 22 de outubro de 2009

É COMO SE EU FOSSE UM ASTRONAUTA



Eu vivo em 3 mundos bem diferentes uns dos outros. Eu fico todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, na minha Igreja. Lá tenho uma sala com muito conforto e modernidade. Mas o que há de mais agradável ali é a natureza. Nos fundos do nosso terreno há uma mata tombada pelo CONDEPACC, órgão governamental responsável pela preservação do meio ambiente. Por causa da proximidade dessa mata temos por lá aranhas enormes, lagartos, sapos, garças, gaviões, sanhaços e uma infinidade de outras aves. Já vi até tucanos ali, sem contar as capivaras. E o silêncio, então! É maravilhoso! Eu gosto dali. Mas gosto mesmo.
Mas, por mais que eu goste, aquele não é o meu mundo.
Todas as tardes vou para o Hospital das Clínicas da UNICAMP. Conforme vou entrando, vejo pessoas em macas, cadeiras de rodas, andadores, muletas, com gesso, fixadores, curativos, sem membros, defeituosos. Velhos, adultos e crianças. Há ali muito sofrimento, dor e morte. Eu amo estar ali para servir àquele povo!
Mas, por mais que eu goste, aquele não é o meu mundo.
Às vezes eu saio do HC e vou direto para um Shopping. Um ambiente limpo, seguro, bonito, todos passeando, se divertindo, arrumados, cheirosos, consumindo. Geralmente os homens não gostam de shoppings. Eu gosto.
Mas, por mais que eu goste, aquele não é o meu mundo.
Quando Jesus Cristo orou por nós, a certa altura ele orou assim: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (João 17:15-16)
Se eu não sou de nenhum desses “mundos” desse mundo, de onde sou?
“Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: —Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. Aquele que estava sentado no trono disse: —Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: —Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.” (Apocalipse 21:1-5 NTLH)
PARA REFLETIR:
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 João 2:15-17)

2 comentários:

  1. Caro Xyko,

    Quem experimentou a sensação de "êxtase" (literalmente ex, fora e estase, estar parado, ou seja sentir-se "fora de si") místico tem uma tendência para a "alienação" (sentir-se estrangeiro, estranho) do mundo...
    Como Pedro quis construir uma tenda para Jesus, Moisés e Elias após a transfiguração no alto do monte (lugar do encontro com Deus)...
    Do alto do monte olhamos o mundo e o vemos inteiro, quando descemos ele é real e não temos mais aquela sensação de todo que tinhamos "lá de cima", mas é em cada pedacinho dele que vamos viver nossa existência, sempre em busca do sentido que o faz inteiro...

    Paz,

    ResponderExcluir