quarta-feira, 7 de outubro de 2009

É BOM FICAR TRISTE DE VEZ EM QUANDO



Duas coisas têm me deixado pensativo. A primeira é o encontro, ou visita que fiz lá no hospital a uma menina de uns 4 ou 5 anos que sobreviveu à gripe suína. Ela se chama Viviane. A Vivi ficou quase dois meses na UTI. O trauma que ficou faz com que ela só fale, responda, chore ou ria, enfim, se comunique apenas com a mãe. Ela é linda. Eu fico me perguntando a razão de ela passar por isso.
A outra coisa que tenho pensado é que falei para uma senhora que “passar por tristezas é bom”. Acontece que essa mulher de 47 anos está com o marido (que deve ter 55 ou 56 anos) na UTI, entubado e se recuperando de uma grande cirurgia. Ele tem câncer.
Leia o título desse artigo. Eu acredito nisso.
A coisa funciona assim: a pessoa passa por aflições, e se ela souber administrar bem essa crise, com certeza pode adquirir uma estabilidade que a faz continuar firme. Essa é uma característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua fé mesmo diante das maiores provações e sofrimentos. Essa estabilidade gera uma gostosa convicção de termos sido aprovados em mais um teste. Todo esse processo nos prepara para a eternidade. Não podemos perder de vista que tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer, seja nos momentos de alegria ou de tristeza, tem repercussão lá no céu.
PARA REEFLETIR:
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Mateus 5:4)
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)

4 comentários:

  1. Sofremos para aprendermos a consolar outros que também estão sofrendo. O sofrimento faz parte da vida, e costuma ser o método predileto de Deus nos fazer crescer na fé.mas confesso que no momento da dor, não consigo me alegrar... Acho que é aqui que exercitamos a fé, quando passamos pelo sofrimento, mas na esperança de que esse sofrimento produzirá para nós "eterno peso de glória, acima de toda comparação". Li recentemente uma frase muito interessante, que dizia que o cristianismo é a única religiao do mundo a apresentar um Deus que sofre, um Deus que assumiu em si o sofrimento humano, e que em sua agonia gerou a salvação da humanidade. Sem essa esperança, nossa tendencia é dar um jeito de escapar do sofrimento, por isso tanta gente corre atrás daqueles que prometem uma vida eternamente feliz e sem problemas (como se isso fosse possivel).

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Gostei bastante do texto e do comentário da Heloísa Lima. Concordo plenamente com ela que "um Deus que sofre" só é apresentado pelo cristianismo e é porque somente Jesus assumiu plenamente a condição humana (menos no pecado), condição esta que inclui inevitavelmente o sofrimento.
    Lembrei-me das conclusões do sociólogo judeu-americano chamado Aaron Antonovsky, que estudou porque algumas pessoas sobreviviam aos sofrimentos dos campos de concentração na segunda guerra. Ele concluiu que os sobreviventes apresentavam o que ele chamou de "senso de coerência interna" que compreende:
    1. Compreensividade - capacidade de entender a realidade do ponto de vista racional
    2. Significabilidade - capacidade de dar sentido aos acontecimentos
    3. Maneabilidade - capacidade de lidar com os recursos disponíveis para o enfrentamento das situações de vida
    Parece-me bastante claro que quem tem fé tem muito mais recursos para lidar com os desafios e sofrimentos da condição humana, dando significado a eles.
    Jesus certamente quis também nos mostrar isso morrendo na cruz.

    Paz

    ResponderExcluir
  3. Prezado Xyko,

    Muito pertinente seu texto. Costumo ler seus textos diariamente, mas como esta semana foi muito apertada no trabalho estou colocando "em dia" a leitura do blog somente hoje. E glorifico a Deus por ter lido apenas hoje. Tive uma notícia muito ruim sobre a saúde de minha mãe e isso me entristeceu muito, muito mesmo, profundamente, mas creio que tudo o que passamos é para crescimento espiritual e preparação para a eternidade. Concordo que temos um Deus que sofre, afinal de contas, temos um Deus Pai e todo Pai sofre com as lágrimas e as dores de seus filhos. Tenho plena convicção de que se aprendermos com o sofrimento, com a tristeza nos aproximaremos cada dia mais do Pai.
    Um grande abraço e obrigada pelo texto!

    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  4. Flávia, orei por vocês.
    Um abraço, Xyko.

    ResponderExcluir