segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O FRANCO-ATIRADOR



Me lembro direitinho da época em que me ensinaram a evangelizar usando o versículo seguinte: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20) Ensinaram-me que é Jesus batendo à porta do coração dos que não são convertidos. Ilustrava-se isso citando esse quadro acima, chamando a atenção para a porta que “só tem maçaneta por dentro” e que só a pessoa é que pode permitir a entrada de Deus na sua vida, pois Jesus nunca vai arrombar aquela porta. Só que acontece o seguinte: esse versículo está inserido em uma carta a uma igreja, à Igreja de Laodicéia, e se Jesus Cristo está batendo à porta querendo entrar é porque JESUS ESTÁ FORA DA IGREJA! Então Jesus está fora da Igreja hoje?
Toda comunidade representativa do Corpo de Cristo em um determinado local tem em seu bojo um grupo de pessoas que levam Deus a sério. Nunca são todos, sempre há joio misturado com o trigo.
Jesus nunca entrou no coração desses que são joio, e dentre esses há aqueles que são franco-atiradores. Não colaboram com nada, sentam-se em um banco e ficam criticando tudo. Nada escapa: o coral, a seleção das músicas, a roupa dos outros, a oração, o sermão, a altura do som, o boletim da Igreja, tudo vira alvo para os “tiros” maldosos dessas pessoas.
Confesso que quando eu era mais imaturo eu gostava de fazer isso. O gosto estava na busca por relevância no grupo. Achava que colaborava muito sendo oposição “inteligente”, só que tinha tudo de petulância e nada de inteligência. E acabava me desgastando com bobagens e logicamente não era ouvido nem considerado. As críticas devem ser reservadas a somente coisas muito sérias, erros extremos, se é que venham a existir.
Nesses momentos Jesus estava lá, do lado de fora do meu coração, querendo entrar para ter comunhão comigo.
PARA REFLETIR:
“Fazei tudo sem murmurações nem contendas.” (Filipenses 2:14)

3 comentários:

  1. Caro Xyko,

    Interessante que a palavra franco-atirador significa aquele soldado independente que não faz parte de uma força regular, um guerrilheiro. Aquele que goza de franquia, isenção, privilégio, imunidade.
    Sua figura é daquele soldado que fica escondido e atira "covardemente" nas pessoas que estão desatentas, concentradas nas suas tarefas...
    Em geral usam uma luneta no fuzil, que dá a impressão de melhorar a visão, mas estreita e afunila a mirada, perdendo totalmente a "visão do todo".
    É realmete uma boa figura para representar aqueles que criticam maldosamente os outros, principalmente aqueles que comentam os blogs alheios...
    Já vestindo a carapuça, eu tento me afastar da figura do franco-atirador, principalmente para o tiro não sair pela culatra...

    Um grande abraço e muita Paz

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Venâncio, discordo totalmente quando você se classifica como franco-atirador no nosso BLOG. Você é um dos comentaristas, e é valioso demais poder contar com isso. É enriquecedor.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. Caro Xyko,

    O comentário foi somente uma referência bem humorada àquela brincadeira que faço quando você me diz que eu devia criar meu próprio blog e eu digo que não, pois estou na "cômoda" posição de "franco-atirador" do seu blog...
    A idéia é realmente prestigiar sempre seus textos, trazendo comentários que motivem você continuar com este seu trabalho espetacular e inspirado... às vezes eu fico achando que inibo um pouco o comentário dos outros leitores do seu blog, mas eu não consigo não deixar alguma coisa escrita, pois realmente O SEU BLOG DÁ O QUE PENSAR...

    Um fraternal abraço deste seu admirador, e muita Paz

    Venâncio

    ResponderExcluir