terça-feira, 3 de agosto de 2010

ESTOU FICANDO VELHO

Há uns dias minha mãe me falou que está ficando velha. Não conseguiu pegar alguma coisa na parte de cima de um armário e sentiu que está ficando velha. Ela está com 83 anos e “está ficando velha”. Eu lhe disse que ela é velha, e, lógico, ela não concordou.
Agora sou eu que vou dizer que estou ficando velho. Amanhã, dia 4 de agosto de 2010, faço 59 anos e, lógico, ano que vem serei um sexagenário.
Quando a Ingrid (que saudades!) era minha médica, eu comentei sobre dois velhinhos que passavam o dia inteiro sentados em uma varanda, sem fazer nada. Nem tricô, nem Palavras Cruzadas, nem sequer a leitura de um livro ou jornal! Falei que não queria uma velhice assim. Queria continuar ativo. Foi aí que a Doutora Ingrid falou que não é possível, e aludiu ao “desgaste da máquina”.
Mas juntos lembramos do seguinte trecho:
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,” (Salmos 92:12-14)
A palmeira simboliza a beleza e o cedro a resistência robusta.
Eu quero isso para mim.
É essa fase da minha vida que quero registrar hoje, amanhã e depois.

4 comentários:

  1. Vai ficar "mais velho"!!!kkkkk
    E eu com 37anos já estou sentindo o peso da idade, rsrrsr!!!!
    Que Deus te abençoe muito, e que viva muito ainda comigo!!!
    Beijos Te Amo muito, sua filha Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo!
    Parabens!
    Que a cada dia o Senhor possa estar lhe mostrando novas possibilidades de vida!
    Saudades!
    Sheila

    ResponderExcluir
  3. Chico,tenho sentido na pele isso que vc falou (ou melhor, escreveu). Venho enfrentando já há algum tempo vários problemas de saúde. Apesar de todos nós estarmos sujeitos ao processo de envelhecimento (a não ser para aqueles que morrem cedo, o que não me perece uma alternativa melhor)para alguns isso acontece de forma mais amena ou talvez mais lenta. Mas seja como for, nosso corpo passará por mudanças e enfrentará algumas (ou muitas)limitações.
    Cada época tem os seus tabus, ou seja, aqueles assuntos que as pessoas evitam comentar. Durante muito tempo o sexo foi um tabu, mas hoje está de tal forma banalizado que se tornou um tema vulgar. Um dos tabus do nosso tempo é a morte ( e consequentemente, a velhice, que culmina com a morte). A sociedade atual valoriza a beleza, a juventude, o corpo "sarado" (nos 2 sentidos, em forma e saudável). Não sabemos como agir ou o que falar em situações de doença ou morte (como se fosse preciso dizer alguma coisa; a simples presença ao lado já é suficiente para trazer consolo e conforto). Porém, mesmo que o nosso corpo se desgaste, o nosso interior se renova dia após dia (2 Co 4.16)É por esta razão que não desanimamos. Ao contrário, nos alegramos, pois nossa esperança está no Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Difícil dizer algo depois do ótimo comentário da Heloísa...
    Vou tentar colaborar mais um pouco: em biologia, “senescência” é o processo natural de envelhecimento ou o conjunto de fenômenos associados a este processo. Este conceito se opõe à "senilidade", também denominado envelhecimento patológico, e que é entendido como os danos à saúde associados com o tempo, porém causados por doenças ou maus hábitos de saúde.
    Quero desejar ao Xyko e a todos nós uma senescência feliz, livre de medos e de culpas (que nos envelhecem) e rodeados por amigos e parentes queridos (que nos rejuvenescem)...


    Paz,

    ResponderExcluir