terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DESCULPE, FOI ENGANO

Eu até entendo o fato de ele gostar de ficar sentado ali debaixo da cobertura do ponto do ônibus, que só passava por ali de manhã. Deixe-me dar um detalhe importante: esse lugar é numa estrada vicinal bem no interior. Estrada de terra mesmo, e só havia uma ou outra pessoa que passava por ali. Mas a espectativa de ver algum vizinho e trocar um dedo de prosa, mais o sossego do lugar, fazia com que de vez em quando, no final da tarde, depois de tomar banho, ele ficasse sentado uma ou duas horas naquele tosco banco de madeira sem encosto.
Certo dia aconteceu um negócio que o incomodou por um bom tempo. Estava ele sentado ali quando viu uma nuvem de poeira levantada por um carro que se aproximava. Era um Fusca, cor de mostarda, bem arrumadinho mas bem sujo do pó da estrada. Dentro tinha um rapaz que ao vê-lo ali parou o carro e perguntou qual o caminho para se chegar à Chácara Paraíso. Ele sabia que o rapaz teria que voltar pelo caminho que viera mas, talvez pela timidez ou pelo acontecimento inusitado, ele ficou confuso e disse: “É só ir em frente toda a vida”. O rapaz agradeceu e se foi.
Isso causou um tal desconforto mental e emocional que, de tanto pensar ele se convenceu que não fizera nada errado. “No fim o rapaz se acha”.
Nunca mais ele ficou sentado ali.
PARA REFLETIR:
“Não vos enganeis, meus amados irmãos.” (Tiago 1:16)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Para mim essa parábola (do grego "parabolé", pôr ao lado de, comparar, para servir como ilustração de algum ensinamento) chama a atenção que na vida não basta ter "boa intenção" para anunciar Jesus, precisamos fazê-lo de maneira correta e não com timidez ou susto. Tudo bem que "no fim a gente pode até se achar", mas não é somente "ir em frente toda vida" que a gente chega na "Chácara Paraíso".


    Paz,

    ResponderExcluir