segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR

Essa senhora a qual vou citar agora, a Dona Amélia, é uma paciente em estado terminal. Câncer nos pulmões. Fui visitá-la em seu quarto ali no HC-UNICAMP. Durante um bom tempo conversei com ela e com a irmã dela, Dona Afonsina, que ali estava para lhe fazer companhia. Só conversávamos sobre generalidades. Quando comecei a me despedir para ir fazer outra visita, a Dona Amélia começou a chorar e com lágrimas me pediu: “Pastor, ore a Deus pedindo para eu morrer sem sofrer! Eu não aguento mais sofrer, quero morrer dormindo”. Na mesma hora a irmã dela representou o papel que achava que devia exercer, abraçando-a e dizendo: “Deixa de bobagens, você vai ficar boa, vai sair daqui curada”.
Nós três sabíamos que não era verdade. Deixei a comoção arrefecer um pouco e pedi para a Dona Afonsina me deixar a sós com a irmã dela, e ela me atendeu. Depois que ela saiu, perguntei para a Dona Amélia: “A senhora está pronta para o que lhe espera?”, “Para morrer?” ela perguntou, ao que eu lhe disse “Sim”. A partir daí tivemos uma conversa transparente e proveitosa.
Aquilo que chamamos ali no hospital de “morte anunciada”, tem a vantagem de proporcionar à pessoa (e aos familiares e amigos) a oportunidade de se preparar para a partida. Providências práticas, legais, familiares, emocionais e principalmente espirituais podem ser vistas e realizadas. Dizer que a morte iminente não vai acontecer não impede que ela venha e priva a preparação citada.
Essa expressão “morte anunciada” é redundância, pois o falecimento de cada um de nós já é anunciado no momento em que botamos a cabeça para fora da barriga da nossas mães e encaramos o mundo pela primeira vez. Só falta saber alguns “detalhes”.
Por falar nisso, você está pronto(a)?
PARA REFLETIR:
“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (1 Ts 4:15-18)

3 comentários:

  1. Caro Pastor Xyko, uma pequena colaboração:
    "As lágrimas são o sangue da alma."
    (Santo Agostinho)
    Francisco dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. estou pronta pra ir se Deus me chamar, mas queria ver mais pessoas se convertendo comigo, Ciça.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo,

    Este relato de experiência realmente dá o que pensar.
    Gosto de pensar que VIDA é um processo grandioso e misterioso de Deus para nós e toda a Criação. Assim o contrário de morte não é vida, é nascimento e a VIDA ETERNA já começou no dia em que nascemos...


    Paz

    ResponderExcluir