quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MEU PRIMEIRO ATO DE EVANGELIZAÇÃO

Por várias razões que não daria para explicar agora, eu frequentava um grupo de estudos bíblicos. Isso há mais de 30 anos. Como esses estudos me impressionavam e me impactavam muito, eu achava que era cristão, e vivia falando isso para todo mundo. Certa noite, no intervalo das aulas de um curso que eu fazia, um colega me perguntou o que é ser cristão. Eu não sabia!!! mas me saí bem, virei para ele e disse: “Amanhã à noite você vai em casa para estudarmos, certo? Lá eu explico para você”.
Eu tinha 24 horas para aprender o que é ser cristão. Na manhã seguinte liguei para o Adílson, que era quem dirigia os estudos bíblicos e lhe relatei minha situação. Ele se prontificou a ir à tarde em casa. E foi. Naquela tarde ele me explicou que ser cristão é ter um relacionamento com Deus graças ao sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz.
Quando ele terminou a explicação o Adílson me disse que eu já tinha o que dizer para o meu amigo. Então eu afirmei: “Mas antes preciso me apropriar disso. Quero realmente ser cristão”. Com isso oramos.
À noite contei tudo em todos os detalhes para aquele amigo. Ele também se converteu ali, e oramos juntos. No mesmo dia em que me converti já levei alguém até Jesus.
Mateus, o evangelista, depois que se converteu, também levou seus amigos até Jesus:
De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava. Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.” (Marcos 2:13-15)
E você? Sabe dizer o que é ser cristão?
Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (1 Pedro 3:15)
PARA REFLETIR:
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

5 comentários:

  1. É simples: cristão é todo aquele que passou pelas águas do batismo evangélico dando um testemunho público da sua fé em Jesus. Na minha igreja fazemos o batismo por imersão por entender que é necessário seguir a palavra de Deus literalmente. Jogar só um pouquinho de água na cabeça de uma pessoa não leva ela para o céu.

    Paz.
    Ezequiel da Silva

    ResponderExcluir
  2. Não é a quantidade de água usada no batismo que leva alquém para o céu... O fato de mergulhar totalmente nas águas não é garantia de salvação. O que leva alguém para o céu é crer no Senhor Jesus (At 16.31).

    ResponderExcluir
  3. O Xyko começou o texto dizendo que havia vários motivos que o levavam a frequentar aquele grupo. Acredito que o principal deles não é, na verdade, de cunho pessoal, mas diz respeito à soberania de Deus. Deus o conduziu àquele grupo para que o Xyko tivesse oportunidade de se converter de verdade um dia (no caso, através de seu amigo Adílson).

    E a resposta do Adílson me parece estar corretíssima de acordo com a Bíblia! O "sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz" é suficiente para salvar do inferno e levar ao relacionamento com Deus todo aquele que crê.

    Além do verso que a Heloísa citou, há diversos outros que nos afirmam isso:

    João 3.15: "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

    João 3.36: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."

    João 6.47: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."

    Romanos 4.5: "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."

    Romanos 10.4: "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."

    Eu poderia citar muitos, muitos outros.
    A Bíblia inteira fala de como Deus vem se relacionando com a humanidade, não porque algumas pessoas merecem, mas porque Ele é perdoador! (Por isso, dizemos que se trata da GRAÇA de Deus - porque Ele não cobra nada de quem quer chegar até Ele).

    Portanto, cuidado ao achar que, se alguém não se batizar com batismo evangélico, não será salvo!
    Era o mesmo que os judeus falavam aos gálatas, dizendo que, se não se circuncidassem, não seriam salvos.

    Paulo escreveu sua carta aos Gálatas justamente porque eles estavam sendo convencidos de que era preciso circuncidar-se! Paulo diz: NÃÃÃÃO!!

    Em Gálatas 2.21: "Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde."

    Um pouco antes, em Gálatas 1.6,8: "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."

    Anátema = maldito. Ou seja, se alguém acrescentar QUALQUER COISA ao evangelho, seja maldito!!

    O que é o evangelho? É isso que Paulo reforça em sua carta aos Gálatas (talvez mais bem explicadinho na carta aos Romanos). Em resumo, é a boa notícia de que Deus já tomou todas as providências para que fôssemos salvos e, da nossa parte, basta crer!

    Pra deixar de ir pro inferno, ganhar o ingresso para o céu e se relacionar com Deus desde já, basta crer!

    Basta crer!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Xyko,

    Maravilhosa reflexão, aos poucos nós vamos nos livrando dos nossos preconceitos e nos entregando a Boa Nova de Jesus que basta crer nele para se concretizar a Salvação, conforme citado pela Heloísa e pelo "anônimo" (que por favor se identifique).
    Eu gosto especialmente da passagem do chamado de Mateus (nome que significa "dom de Deus"): ouvir o chamado, seguir Jesus já implica em "se levantar", se elevar... isso já é consequência da Graça...


    Paz,

    ResponderExcluir