segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

IRMÃ LURDES

Quando eu trabalhava em uma missão chamada NOVIDADE, que visava levar jovens a ter uma vida com Deus, nós frequentemente usávamos um lugar para retiros em Valinhos (cidade vizinha de Campinas), a Chácara São Joaquim. Esse local, antigas instalações de uma grande fazenda, era (e acho que é ainda) administrado por freiras. Talvez por ser evangélico, não sei ao certo, mas eu tinha curiosidade de saber o que leva uma mulher a se tornar freira. Como já tinha muita amizade com a Irmã Lurdes, uma simpática mulher de cabelos brancos, aproveitei uma tarde em que estava com ela, tomando um café na cozinha, para perguntar-lhe qual foi a razão que a levara a vestir o hábito.
Sua resposta me surpreendeu positivamente. Disse-me que quando era bem mocinha, lendo a Bíblia, ela descobriu que Jesus havia morrido na cruz para perdoar os nossos pecados, então, por amor, ela resolveu dedicar toda a sua vida a Ele. Ao pedir orientação a diversas pessoas, alguém lhe disse que esse propósito só seria possível se ela se tornasse freira. E foi o que ela fez. Hoje seria diferente, pois mesmo na Igreja Católica uma pessoa pode se dedicar totalmente a Deus sem ter que entrar para alguma Ordem religiosa.
Quais eram os serviços que aquela freira realizava ali naquela Chácara? Primeiro ela gerenciava toda a hospedagem dos diversos retiros. Em segundo lugar, ela cuidava do grande galinheiro que havia naquela chácara. E por fim, cuidava de uma outra freira que morava lá e que, de tão velhinha, já não saia mais da cama.
O que quero ressaltar não é ser ou não pastor, padre, freira, missionário. Isso é lá com cada um. Prefiro destacar o exemplo da vontade de se servir ao Senhor por amor.
Servi ao SENHOR com alegria.” (Salmos 100:2)
Cuidando de galinhas, de negócios ou de alguém necessitado, o importante é que seja para Deus.
PARA REFLETIR:
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

3 comentários:

  1. Bem legal esse texto!!
    Confesso que estou um pouco relaxada em servir a Deus, devido aos meus compromissos com estudo, mas mudei um pouco o ministério tb , estou no ministério de oração, tenho orado por diversas pessoas por motivos diversos, MAS TENHO BUSCADO MUITO, SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA!!!
    Ciça

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    Você me fez lembrar de alguns fins de semana inesquecíveis que passei na Chácara São Joaquim na minha infância, quando meus pais faziam retiros lá pelo MFC (Movimento Familiar Cristão). Os filhos dos casais também iam e ficavam sob os cuidados das irmãs... brincávamos muito e pescávamos mais ainda no lago da Chácara.
    De noite fáziamos teatro, assistíamos filmes e a comida era muito boa... tão boa quanto as lembranças...


    Muita Paz,

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Venâncio, hoje o lago está seco, em volta da Chácara há um bairro populoso. Sei que ali ainda são feitos retiros. E realmente a comida era fantástica!
    Que saudades!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir