sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HAL-9000

Ouvi no rádio a notícia contando que os cientistas estão trabalhando no desenvolvimento da “Informática Semântica”. É resumidamente o seguinte: se o usuário estiver fazendo uma pesquisa em geografia e usar a palavra Peru, o computador já identifica esse termo com aquele país; mas se a pessoa estiver procurando receitas para uma ceia de Natal, o programa já relaciona a palavra à ave.
Isso facilitaria muito na busca para a pesquisa de um determinado assunto. A não ser, como bem observou a Denise, que a pessoa esteja querendo ir para aquele país e lá fazer uma ceia de Natal.
Com esse avanço tecnológico, o computador já vai filtrando todas as informações que não interessam. Mas não é tão simples, pois há muitas e sutis diferenças entre culturas que um programa de computador não pode perceber e avaliar.
Estou contando isso porque em uma conversa sobre esse assunto com o Édison Kitaka, da Informática do HC, nos ocorreu que o cérebro humano realiza todas esses filtros e distinções e nós nem nos damos conta! Certa vez um amigo comentou a infinidade de cálculos que o cérebro de um motorista de carro faz ao realizar uma simples ultrapassagem! Velocidade de dois ou três veículos, distâncias, espaços, ângulos, aceleração, desaceleração, já pensou nisso?
Esses pensamentos me inspiram a louvar a Deus. A você não?
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14)
PARA REFLETIR:
Quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Você tocou em assuntos que considero muito interessantes. Primeiro o filme "2001, uma odisséia no espaço", de Stanley Kublick, o qual mostra a evolução do homem desde os tempos das cavernas até as explorações espaciais, sempre com a presença misteriosa de um bloco negro, o "monolito", nos momentos de salto qualitativo da evolução (eu acho que os mais novos mereciam esse esclarecimento pois o filme é de 1968). Segundo, no filme, HAL 9000 é o computador da espaçonave Discovery, em viagem para Júpiter, que toma o controle da nave e vai matando um por um os seus tripulantes humanos... (não estraguei o filme para os que não assitiram, pois o final é inusitado).
    Apesar de muitos dizerem que a sigla HAL se refere a IBM (cada letra é a precedente das letras desse nome) os autores dizem que significa "Heuristical ALgorithm". Não sou matemático, mas entendo que algoritmo é a forma de "pensar" dos computadores, ou seja, uma sequência finita de instruções, que acontecem de forma LINEAR, uma após a outra. Por isso acredito que nunca nossa mente humana vai poder ser reduzida a um programa de computador, como muitos assim teimam em acreditar, pois nosso cérebro não funciona de forma linear, ele funciona como uma "rede" (o modelo atual mais próximo) onde todas as informações estão disponíveis o tempo todo.
    Nosso cérebro é, sem dúvidas, de longe, o objeto mais complexo do nosso universo conhecido...
    Concordo com você que quem refletir de maneira honesta e profunda essas questões, não tem como não acreditar numa ordem divina por trás de tudo. Para mim é muito claro.


    Muita Paz,

    ResponderExcluir