quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE VOCÊ VAI COLHER?

A terra que não é arada terá pedras e espinhos ainda que seja fértil; assim é o entendimento do homem”. (Santa Teresa de Jesus (1515-1582) Escritora espanhola).
No domingo passado, assistindo a uma aula da Escola Bíblica Dominical (EBD) da minha Igreja, aprendi uma coisa muito interessante. Mas antes de vermos isso, deixe-me fazer uma observação: me incomoda muito perceber que o número de pessoas que vão à EBD sempre é bem menor do que as que vão ao Culto. Deveria ser igual, não é mesmo?
Mas vamos ao que aprendi domingo.
Até então eu afirmava que não me iludia pensando que 100% das pessoas que me ouvem em uma aula ou pregação absorvem a mensagem. Somente uma parte absorve. Continuo acreditando nisso, mas agora posso ir um pouco mais adiante. Aprendi que dá para prever, com um alto grau de acerto, quem vai atingir os objetivos propostos por Deus para cada um.
Veja o seguinte texto:
Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? O semeador semeia a palavra. São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.” (Marcos 4:13-20)
Atentando para a vida de uma pessoa, observando suas escolhas, a que ela se dedica, seus gostos, decisões, esforços e coisas assim, dá para imaginar se essa pessoa vai atingir o sucesso do ponto de vista de Deus. Ou não.
Raramente há surpresas.
PARA REFLETIR:
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    Seu belo texto fez-me lembrar do trecho:

    "Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (Tg 2,18)

    Sem dúvidas aquilo que fazemos mostra bem nossas escolhas e nossos valores...

    Paz,

    ResponderExcluir