quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SENTIDO OBRIGATÓRIO

Quando começa a vida de um ser humano?
Será que é no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide? Mas há aí uma série de “acontecimentos” (que o Venâncio explicaria com mais detalhes), então, em qual desses momentos é o início de uma vida?
Guarda isso na cabeça que mais adiante vamos voltar a mexer com essas idéias.
Quando termina a vida de um ser humano?
Acho que todo mundo sabe que não é quando o coração pára de bater, e nem quando os pulmões deixam de funcionar. Então é quando o cérebro pára de funcionar? Ou só quando o Tronco Cerebral pára?
Com esses dois questionamentos em mente, permita-me ser um pouco filosófico, ou romântico, sei lá.
Uma pessoa pode já “nascer” junto com o desejo saudável de seus pais de terem uma criança como filho. Muitos, mesmo antes da concepção já montam o quarto do bebê, fazem enxoval, até escolhem prováveis nomes.
Por outro lado, uma pessoa pode continuar “viva” na memória dos que ficam!
O importante para a pessoa e para os que o cercam é ter um sentido para a vida. Esses pensamentos são muito importantes no nosso trabalho de capelania hospitalar. Enquanto os médicos procuram dar mais dias à vida do paciente, nós procuramos dar “mais vida aos dias do paciente”. Todos buscam isso de alguma forma: ou através da profissão, de dons artísticos, esportes, família, namorado, amigos, amantes, drogas, riquezas, bens e outros tantos mais.
Mas a vida só tem sentido em Deus.
“Eu (Jesus) vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)
Sua vida faz sentido? Por que você diz isso?
PARA REFLETIR:
“Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse: —Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.” (Lucas 14:25-27 NTLH)

5 comentários:

  1. Xyko, que pergunta difícil...ou melhor, a resposta é que é difícil! Acho que os outros, aqueles que sobreviverem a mim é que poderão dizer se minha vida teve sentido. Não sei se com vc acontece isso, mas às vezes eu me sinto inútil, com a sensação de que tenho feito muito pouco. Henri Nouwen diz que isso acontece porque estamos mais preocupados em "fazer" do que em "ser". Mas provavelmente seremos lembrados mais pelo que fomos do que pelo que fizemos.

    ResponderExcluir
  2. Se pensarmos bem, a vida de uma pessoa começa já no coração de DEUS. Rezo para que a minha vida seja plena de sentido, apesar de tudo.
    Um abraço ao Pastor Xyko, a quem admiro.
    Francisco dos Santos.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a vida começa quando a criança sai do ventre da mãe e morre quando tudo pára, coração, pulmao, cérebro, tudo enfim. Pura perda de tempo o crente se meter em filosofia.
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Caro Xyko,

    Sem dúvidas os critérios para início e final de vida podem variar no tempo e nas culturas. Em bioética dizemos que esses critérios são mais que científicos, são morais.
    Há quem diga até que a vida só começa aos quarenta anos...
    Hoje já se pensa que Vida é muito mais que o período de tempo entre o nascimento e a morte de um ser vivo. Vida talvez seja o Fenômeno mais misterioso do universo e envolve tudo que aconteceu nesse mesmo universo desde o Big Bang (ou talvez antes mesmo...). Tudo concorreu para o aparecimento especialíssimo da Vida, apesar de todas as probabilidades indicarem o contrário.
    Talvez por isso mesmo Jesus se identificou com ela: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..."


    Muita Paz e Vida


    PS - quem se interessar por um pouco de bioética:
    http://www.ufrgs.br/bioetica/inivida.htm
    http://www.ufrgs.br/bioetica/morte.htm

    ResponderExcluir
  5. bem legal,minha vida faz muito sentido pq Jesus esta nela. Ciça

    ResponderExcluir