terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESTÁ SERVIDO?

Em uma determinada Igreja, após a Escola Bíblica, me encaminhei para o banheiro. Ainda no corredor vejo sair de lá um jovem; ao nos cruzarmos demos uma rápida parada para trocarmos umas palavras. Me despedi dele e entrei no banheiro. Ao entrar ali, vejo o Pastor da Igreja com papel toalha enxugando a comprida pia. Quando me aproximei, ele explicou: “Quem veio antes de mim deixou isso aqui tudo sujo, e eu não quero deixar desse jeito para o próximo”. Esse exemplo ficou gravado no meu coração, não só porque eu era o próximo, mas principalmente porque retrata a disposição para servir sem esperar algo em troca e até mesmo sem saber quem será beneficiado.
Não é a primeira vez que afirmo, e penso que não será a última, pois nunca será demais: quem serve é maior do que quem é servido. Quem é servido fica dependente de quem serve, muitas vezes até sem se dar conta disso. Além do mais, é mais nobre servir.
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4:10)
Como, de uma forma prática, posso servir aos outros?
Com meus dons, conforme lemos acima, com meus bens, meu tempo, minhas forças, enfim, com tudo o que temos.
PARA REFLETIR:
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45)
Depois de (Jesus) lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:12-15)

5 comentários:

  1. Oi, Xyko!

    Creio que se trate de uma questão de perspectiva: ao nos lembrar de que, no Reino de Deus, quem serve será o maior, o ato de servir deixa de ser doloroso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pri, que bom que você escreveu!
    Concordo com você. Só faria a ressalva de que o Reino de Deus já "começa" aqui entre nós; e já hoje, quem serve é "maior", mesmo que não o queira ser.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Procuro sempre servir sem esperar algo em troca, acho que é minimo que Deus espera que façamos, Ciça.

    ResponderExcluir
  4. Caro Xyko,

    Sempre falo para os meus filhos adolescentes que uma das características mais importantes de tornar-se adulto é o altruísmo, ou seja, pensar, preocupar-se (ocupar-se antes) com os outros, servir aos outros.
    O egoísmo é a característica fundamental da infância, que nossa sociedade tem se especializado em prolongar indefinidamente, às vezes por toda a vida mesmo... é compreensível, nossa sociedade é interessada na persistência de qualquer quantidade de egoísmo consumista.
    Quantos adultos e até idosos infantilizados e egoístas conhecemos, para os quais servir aos outros é uma atitude impensável. Querem tudo para si...
    Por outro lado, quantos conhecemos que entenderam que a verdadeira realização humana está na promoção e serviço dos outros, principalmente os mais pobres e frágeis, como Jesus mesmo nos mostrou.
    Este me parece ser o verdadeiro caminho para o nosso crescimento como ser humano integral e feliz.
    E é isso mesmo que a palvra adolescente quer dizer, do verbo latino adolescere, aquele que está em crescimento. E adulto é o particípio desse mesmo verbo, ou seja, já crescido.


    Paz,

    ResponderExcluir
  5. Xyko, embora seja mais nobre servir, nossa herança cultural diz que as pessoas importantes devem ser servidas. Por outro lado,a contracultura cristã diz que "quem quiser tornar-se importante deverá ser servo" (Mt20.26). Martin Luther King fez o seguinte comentário sobre servir:“Todo mundo pode ser grande,porque todo mundo pode servir. Não é preciso ter diploma de faculdade para servir. Não é preciso concordar sujeito e verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor.”

    ResponderExcluir